Notícias

Defesa do Meio Ambiente é tema de evento realizado pelo MPMA no Dia da Árvore

Defesa do Meio Ambiente é tema de evento realizado pelo MPMA no Dia da Árvore

por Aline Nogueira de Melo -
Número de respostas: 0

Em alusão ao Dia da Árvore, o Ministério Público do Maranhão, por meio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realizou nesta segunda-feira, 21, o webnário “Laudato Si’ e a Questão da Amazônia – Árvore da Vida”, em parceria com o Fórum Estadual de Educação Ambiental.

Destinado a membros e servidores do MPMA, estudantes e ao público em geral, o evento, que foi transmitido pelo canal da ESMP no Youtube, teve como objetivo discutir os cuidados que todos devem ter com o planeta, com a preservação da Amazônia, em especial da Amazônia maranhense.


Na abertura, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, declarou sua satisfação em participar da iniciativa. “Estamos assim demonstrando o comprometimento do Ministério Público com a defesa do meio ambiente equilibrado e saudável”, enfatizou.

A promotora de justiça Karla Adriana Farias Vieira, diretora da ESMP, ressaltou a importância de debater a questão ambiental, num momento em que o Brasil está registrando sérios problemas na área, como as queimadas na Amazônia e no Pantanal.

CONVIDADOS

Para apresentarem a temática do encontro, com a mediação do advogado Sálvio Dino Júnior, integrante do Fórum Estadual de Educação Ambiental, foram convidados o arcebispo de São Luís, D. José Belisário da Silva; o promotor de justiça Fernando Barreto Júnior (coordenador do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural); os desembargadores Cleones Carvalho Cunha e José Ribamar Castro, do Tribunal de Justiça do Maranhão; e o professor aposentado da Ufma Roberto Mauro Gurgel.

ENCÍCLICA LAUDATO SI’

A encíclica Laudato Si’, escrita pelo Papa Francisco, em 2015, tem como foco o cuidado com a “casa comum”, que seria o universo no qual vivemos. A doutrina busca influenciar as políticas energética e econômica, estimulando um movimento em todo o mundo por mudanças para impedir a degradação global do ambiente, por meio da participação da sociedade na pressão sobre os líderes mundiais para que criem políticas em defesa do setor. A encíclica é inspirada em um poema de São Francisco de Assis, Laudato Si’ (louvado seja), que é tido como obra inaugural da literatura italiana.

O desembargador Cleones Cunha esclareceu que, no documento, o papa critica o consumismo, defende o desenvolvimento sustentável e a necessidade da participação de todos no combate ao desequilíbrio ambiental. “Unir toda a humanidade na construção da casa comum é o que prega a encíclica”, acentuou.

Para o arcebispo D. Belisário, o documento eclesial, ao contrário de impor condutas e atitudes, busca “fomentar o diálogo honesto e fraterno em favor do meio ambiente equilibrado e saudável”.

O promotor de justiça Fernando Barreto Junior enalteceu a necessidade de que as áreas de preservação permanentes da Amazônia tenham o mínimo de intervenção humana. “A ocupação humana já é suficiente, precisamos intervir racionalmente nas nossas cidades”, sugeriu.

Ao final do webnário, foram apresentados vídeos com relatos de experiências exitosas em defesa do meio ambiente.

Redação: CCOM-MPMA