Ensino à distância

As Escolas Institucionais do Ministério Público, como Órgãos Auxiliares, ganharam novo destaque e relevância com a Carta de Brasília e com a recente Recomendação de Caráter Geral CN-CNMP Nº 02, da Corregedoria Nacional, para abranger todas as atividades que lhe são inerentes: ensino, pesquisa e extensão, em um projeto político-pedagógico, que deve estar alinhado ao planejamento institucional.

A Escola Superior do Ministério Público do Maranhão, promovendo cursos, seminários, oficinas e congressos, procura semear ideias, levantando problemas e buscando as projeções para solucioná-los.

Não há processo formativo sem a participação democrática, plural e sem a crença no poder transformador da educação. O Ministério Público, essencial à democracia, precisa investir na formação intra e transdisciplinar de seus quadros, com a construção aberta a novos saberes e com a interlocução direta com a sociedade. A caminhada é longa e exige o apoio dos órgãos da Administração superior e a participação efetiva e motivada de seus agentes, membros e servidores.

Os desafios contemporâneos, cada vez maiores, exigem uma postura crítica e uma visão institucional dinâmica, sensível e corajosa a enfrentá-los com lucidez, bom senso e conhecimento ampliado e humanizado.

Pensar a formação do Ministério Público do Estado; atender aos crescentes desafios, capacitando continuamente; promover o diálogo democrático interdisciplinar, para preparar membros e servidores a ações e gestões por competência, planejadas e mediadoras de conflitos e de políticas públicas: são objetivos e horizontes da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão, para os quais se justifica a sua existência e importância.

Karla Adriana Holanda F. Vieira
Promotora de Justiça
Diretora da ESMP-MA

Última atualização: Thursday, 21 Jan 2021, 12:26